Gabi Melim critica conselhos de Bolsonaro durante a pandemia

*por Raphael Vidigal

“Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade, na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e decidida do espírito, ou seja na paz da alma.” Thomas Mann

Dentro de um cofrinho em formato de porco, Gabriela Melim, 25, juntava suas economias na adolescência. Porém, um belo dia, em vez de dinheiro, ela resolveu colocar no porquinho uma folha de papel, onde escreveu sobre o futuro próspero que almejava. Com o refrão escrito pela irmã mais nova, os gêmeos Rodrigo e Diogo, 27, começaram a desenvolver aquele que viria a se tornar o maior sucesso do trio nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, que despontou para o estrelato depois de aparecer no programa “SuperStar”, da Globo, em 2016.

Atualmente, o videoclipe de “Meu Abrigo” supera as 320 milhões de visualizações no YouTube, e a música chegou ao topo do Spotify em 2018, além de ter integrado a trilha sonora da novela global “O Sétimo Guardião”. Não restam dúvidas de que os versos “Você é a razão da minha felicidade/ Não vá dizer que eu não sou sua cara-metade/ Meu amor, por favor, vem viver comigo/ No seu colo é o meu abrigo” mobilizaram multidões.

Maturidade. Agora, o grupo Melim coloca na praça a primeira parte de seu segundo álbum, que rendeu um documentário com os bastidores da empreitada, ambos disponibilizados nas plataformas digitais. “Eu Feat. Você”, que traz oito autorais, entre elas o single “Gelo”, chega com a expectativa de um amadurecimento, emanando positividade e mantendo a esperança em dias melhores diante de uma pandemia que já matou 20 mil de brasileiros.

“Esse disco mostra uma nova fase da banda. Conseguimos o resultado desejado. Mantivemos a nossa essência de falar sobre coisas boas, mas com a poesia um pouco mais aprimorada. Acho que a principal mensagem que estamos trazendo é sobre enxergarmos a vida mais devagar, com mais amor e carinho. Continuamos levando nossa maneira de ver o mundo para a galera, e eu espero que esse disco traga muito amor e felicidade a todos, especialmente nesse momento tão difícil que estamos vivendo”, torce Gabi.

Convidados. A faixa que dá nome ao álbum foi composta pelos três irmãos, e reflete uma das novidades apresentadas. Pela primeira vez, o Melim recebe convidados em um trabalho de estúdio. Gravado em Los Angeles, nos Estados Unidos, o lançamento agrega as participações especiais de Lulu Santos – em “Cabelo de Anjo”, feita para Mel, a filha de Diogo –, Saulo Fernandes, que comparece no reggae “Cantando Eu Vou”, e Rael, em “Relax”.

O rapper já havia cantado com o trio em “Capim-cidreira” (2019), seu quarto álbum solo, quando eles interpretaram “Só Ficou o Cheiro”, que gerou um videoclipe. Em dezembro, Gabi postou no Instagram a sua versão caseira para “Assim Caminha a Humanidade”. A surpresa veio com a resposta positiva do próprio Lulu Santos e o contato se estabeleceu.

Encontros. “Quando fazíamos as músicas e lembrávamos de alguém, a gente já ia lá e fazia o convite. Tudo foi acontecendo naturalmente, chegando a esses três nomes incríveis que, musicalmente, combinam tanto com a gente e contribuíram para trazer ainda mais cores ao disco”, celebra Gabi. “O processo com o Rael foi um pouco diferente. Logo quando estávamos escrevendo, pensamos no nome dele. No segmento dele, voltado para o rap, o artista normalmente grava as suas próprias composições, então foi muito legal ver a nossa letra ser gravada por ele”, completa ela.

Todavia, a música “Eu Feat.Você” foi eleita para batizar o CD também “por ser a mais pop” que Gabi, Rodrigo e Diogo já produziram até hoje, garante a entrevistada. “Nós três temos uma ligação muito grande com ela, que tem uma pegada diferente das outras do disco, com um violão muito forte e o acompanhamento de outros instrumentos. É uma canção que tem um arranjo e uma produção mais amadurecidas, assim como a banda Melim”, sublinha.

Quarentena. Em março, a chegada do novo coronavírus ao Brasil alterou drasticamente a rotina de todos os cidadãos. Além dos cuidados redobrados com a higiene pessoal e o uso de máscaras de proteção, as pessoas foram aconselhadas por autoridades a médicas a adotarem o isolamento social como uma maneira de mitigar os efeitos do vírus. Nesse contexto, Gabi se valeu da meditação para combater a ansiedade provocada pela quarentena.

Já o novo projeto do grupo teve que ser revelado à plateia por meio de uma live, assistida por mais de um milhão de fãs na última sexta (15). “Estamos usando esse momento da quarentena para nos conectarmos de uma outra forma com o nosso público. Apesar de estarmos em casa, temos trabalhando muito, porque os lançamentos consomem boa parte do nosso tempo. Essa conexão com o público através das redes sociais gera uma troca incrível, e, com certeza, está nos ajudando a passar por esses dias difíceis de isolamento”, conta a intérprete.

Solidariedade. Ao mesmo tempo, Gabi demonstra preocupação com os rumos políticos do país. “Acho que os governantes têm que estar atentos e cuidar mais de perto de cada cidade e do seu povo, tendo em vista que o nosso governo nacional, nosso presidente, vem dando outros tipos de conselhos”, pondera. Assim como nas músicas do Melim, a mensagem da cantora é de solidariedade e comunhão.

“Nesse momento difícil para todos, precisamos entender que a quarentena é uma obrigação para quem pode ficar em casa, já que vivemos em coletivo. Temos que pensar no outro, pensar em si, nas pessoas dos grupos de risco e cumprir o isolamento”, conclui.

Fotos: Eduardo Orelha/Divulgação.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade