Or(Leans)DEM e Bragança: Progresso (?)

“há um país lutando por baixo com a bola nos pés” Wally Salomão

Eugène_Delacroix_-_La_liberté_guidant_le_peuple

Estava aquele rapaz como outro qualquer, que nada tinha de especial, impressionado com aquela vista. Mansões enormes, dignas de serem comparadas aos castelos fabulosos que ele ouvira falar na infância e vira no cinema das comédias americanas. Três, quatro, cinco andares em um único espaço, quase tão ou mais impressionantes que a grandiosidade dos maiores prédios que já havia visto. Recheados de janelas, varandas, quintais, portas, portões, portais.

Homens de preto e cara amarrada fechavam-se em pequenas casinhas embutidas nos casarões. Jardins que não possuíam apenas o verde clássico que ele apreciara muitas vezes em filmes, livros e fotos de cartão postal. Não, ali naqueles jardins que pareciam florestas havia de todas as cores, tantas cores que eram inclusive mais cores que as cores do arco-íris. Tantas flores que eram inclusive mais flores que as flores do buquê de rosas da dama do filme.

Mas não só de natureza vive o homem. O melhor ainda estava por vir: A Garagem. Os automóveis importados que levam o homem a qualquer lugar, a qualquer velocidade, qualquer potência. Aqueles carros furiosos demonstravam todo o poder que um cidadão podia almejar, vinham com o slogan do cavalinho famoso e muitos outros, que embora não possuíssem a miniatura do animal feroz ainda assim impunham respeito.

A cada passo que dava mais o rapaz se encantava com toda aquela riqueza, aquele progresso, aquela beleza. Mansões, carros, jardins, ilusões pipocavam diante de seu olhar abismado, bobo, afinal aquele rapaz nada tinha de especial, como outro qualquer. Deu o passo final e caiu no Morro.

heitor_dos_prazeres3

Raphael Vidigal

Escrito originalmente para a PUC Minas em 2008.

Pinturas: “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix; e obra do pintor e compositor Heitor dos Prazeres.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Comentários pelo Facebook

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com