“Jardim Urgente” é destaque em “Tá no ar: a TV na TV” ao criticar comportamento policialesco

“(…) o ridículo é a tragédia sem grandeza.” Mario Quintana

Jardim-Urgente-Humor

Welder Rodrigues é um capítulo à parte na composição do personagem Jorge, o apresentador do programa “Jardim Urgente”, mais um dentre os quadros de “Tá no ar: a TV na TV” que parodiam a mídia brasileira. Merece destaque, não apenas por imitar todos os cacoetes, os exageros e as esquizofrenias, como pela alta crítica que carrega em cada gesto, seja milimétrico ou expansivo. Um dos momentos auge é a transição da pretensa indignação com a “bandidagem” para a hora do merchandising, em que é preciso “falar de coisa boa”.

Ponto que indica o quanto tudo não passa de atuação, não neste humorístico em especial, mas no original. É óbvia e hilária a alusão a José Luís Datena, certamente o principal nome do gênero que incita e estimula o comportamento policialesco, e a seus repórteres. A sacada de ambientar os “crimes” em maternais e creches, onde os “infratores” são “menores”, e alguns até bebês também é de rara inspiração.

Mas o essencial, além da crítica ao pensamento associado ao conservadorismo de direita que apoia a redução da maioridade penal, é perceber o quanto os meios de comunicação de massa, a segurança pública e a educação brasileira tornaram-se, ou permanecem, caricaturais. E mais, o quanto esse tipo de postura achincalhada pelos humoristas e tida como ridícula encontra reverberação em grande parte da nossa sociedade, em qualquer que seja a classe. Portanto, está claro que o maior dos palhaços tem nome, e não é o comediante.

jardim-urgente-welder

Raphael Vidigal

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Comentários pelo Facebook

3 Comentários

  • Olha aqui Senhor Raphael, Veja bem. VOCÊ não vai jogar a FOCA em mim também não é???? Brincadeirinha…..Muito bom o que escreveram sobre o quadro, agradecemos imensamente. Irei sem dúvidas compartilhar em nossa Fã Page. Contamos com a colaboração de vocês para divulgar nossa Fã Page. Grande Abraço Raphael Vidigal. Batata FOCA nesses garotos que eles irão longe….AQUELE ABRAÇO!!!

    Resposta
  • mto bom mesmo
    aiushauihsuias
    e esse ator ainda é foda, ele faz o joseph climber

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade