*por Raphael Vidigal Aroeira
“Fazer reviver seu personagem juvenil e esforçar-se para, confundindo-se com ele, substituí-lo pelo que é no presente. É a mim mesmo que vejo nessa comédia do chefe, meu futuro.” Milan Kundera
Robin Williams foi um dos atores mais celebrados na indústria do entretenimento cinematográfico norte-americano. Múltiplo, atuou tanto em comédias escrachadas, quanto românticas, infantis e até desenhos animados. Também deu a sua contribuição para as películas dramáticas, tendo arrebatado o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “Gênio Indomável”. Listamos abaixo 5 filmes marcantes da vasta carreira de sucessos de Robin Williams, falecido neste dia 11 de agosto de 2014, aos 63 anos.
1980 – Popeye
Clássica história em quadrinho que migrou das tiras de jornal para a animação infantil e que em 1980 foi dirigida por Robert Altman no formato de longa-metragem. Robin Williams encarna um perfeito e de difícil composição Popeye, atendo-se a todos os tiques do protagonista que não dispensa um olho fechado, o cachimbo na boca de lado e boas doses de lata de espinafre.
1989 – Sociedade dos Poetas Mortos
Dirigido por Peter Weir em 1989, o filme narra a história de um nada ortodoxo professor que promove uma verdadeira revolução na mente de seus alunos acostumados a valores como disciplina e honra. Para isso subverte o sentido da poesia com que estes estavam acostumados e os seduz a um mundo fantástico. A personalidade rebelde de Robin contribuiu para o papel, e muito.
1993 – Uma Babá Quase Perfeita
O filme, dirigido por Chris Columbus, é um verdadeiro marco na história do cinema comercial e da carreira de Robin. Nele, o ator esbanja o talento para o humor físico e a transformação em outra personagem, feminina, deixa clara a sua capacidade de transitar entre o romântico, o trágico e o cômico. Uma série de patacoadas conduz o fio narrativo da história, lançada em 1993.
1997 – Gênio Indomável
Responsável pelo único Oscar na carreira de Robin Williams, como ator coadjuvante, “Gênio Indomável” explora a veia dramática do ator, que com rara sensibilidade emociona e toca quem o assiste nesse longa-metragem de 1997 dirigido por Gus Van Sant. Mesmo com um elenco recheado, a presença e o carisma de Robin Williams se tornam o grande destaque deste drama.
1998 – Patch Adams
Um ano após receber o Oscar, em 1998, Robin Williams teve o último papel de grande destaque na mídia, ao encarnar uma personagem real. “Patch Adams”, dirigido por Tom Shadyac narra a história do médico que usa de métodos inovadores e contestados para alentar e ajudar pacientes em situações complicadas. Outro papel em sintonia com a personalidade de Robin Williams.
Publicado originalmente no site Pipoca Virtual.