“hipsters com cabeça de anjo ansiando pelo antigo contato celestial com o dínamo estrelado na maquinaria da noite,” Allen Ginsberg
Das piores tragédias há de erigir sobre o mundo concreto uma banda maleável. O rapazola atrevido, de cabelos desgrenhados, atende ao chamado de Mick. Jagger eriça a língua em direção a maçãs, quentes acenos labiais.
Brian, o ruivo instrumentista viciado em sensações, experimenta do sax ao trombone, guitarra ao banjo, harpa, gaita e acordeom. Mas entre elas – as fadas sensoriais – intrometem-se os duendes trapaceiros a traficarem mortíferos desejos.
Uns vão, outros ficam. É difícil reconhecer-lhe despido. Afinal a figura mitológica nada possui de incrível deflorada a fantasia. No uivo dos guizos e luzes refoga azuis, amarelos, laranjas, cristalinos guindastes, no peso das máquinas, puxa o som dos Stones a guitarra de Keith Richards.
O compasso seco, intransponível, refratário, encobre a rebeldia sob o capuz da sobriedade. Talvez não faça mais do que o necessário, essencial, ensaiado. Mas se é capaz de sair do plano, fugir do roteiro, improvisar um matreiro rugido, bem disfarça. Charlie Watts é um jazzista de praxe.
Baixo, no fundo, ao relento, escondido, está o moço. Desde os tempos fundadores a 1993, Bill Wyman é responsabilizado por dar consistência ao conjunto. Pouco se fala, muitos inflamam ao soarem os indubitáveis solos silenciosos. Intransigentemente, Ron Wood desfila arraias elétricas desde 1974, quando Mick Taylor abandou o barco.
Calvos garotos. Hoje, velhos. Outrora, maduros. Em épocas primeiras, revolucionários. Permanecem. Perpetuam. O voo sinistro dos The Rolling Stones. Pedras rolando ignoram o limbo do mundo. Há de erigir das piores tragédias, uma banda de rock, um riff insatisfatório.
Raphael Vidigal
Publicado no jornal “Hoje em Dia” em 27/12/2012.
9 Comentários
Top five na história do rock!
5 calvos garotos, Hoje velhos.Outrora maduros.Voo sinistro The Rolling Stones.
Stones é bom demais!
vc precisa falar do guns n roses! 🙂
parabens pelos textos
sao mto bons
Quem são os outros 4, Benny Cohen?
Pink Floyd, Genesis, Supertramp, Beatles. Mas isso no rock. Dá pra gente ficar fazendo um monte de lista aqui, né? Aí mesmo no rock daria pra dividir entre progressivo, rock clássico, hard rock etc.
o tempo bom….musica da melhor qualidade
muito bom
The Rollings Stones simplesmente sensacional!!!