“Se a lua sorrisse, teria a sua cara.
Você também deixa a mesma impressão
De algo lindo, mas aniquilante. (…)
Nela, a boca aberta se lamenta ao mundo; a sua é sincera,
E na primeira chance faz tudo virar pedra.” Sylvia Plath
Quando Lauren Bacall aparece na tela é impossível desviar o olhar. Não por acaso ela se tornou uma atriz muito mais famosa por cenas do que personagens. Algumas antológicas podem ser vistas em “Uma Aventura Na Martinica” e “À Beira do Abismo”, ambos da década de 1940, em que Bacall empresta o magnetismo a aparentes banalidades como acender cigarros e cantar amparada ao piano. O olhar sedutor acompanha toda e qualquer ação.
Não é por acaso que no período áureo da carreira de Lauren ela não tenha se destacado em nenhuma interpretação específica. Estrela da espécie de filmes cujo maior representante segue sendo um de seus maridos, que conheceu nas filmagens, Humphrey Bogart sempre foi aclamado por representar o mesmo personagem – ele próprio – em qualquer película. Com Bacall, nessa época, não foi diferente. E o cinema noir deve ao casal muito de seu melhor brilho.
Posteriormente, Bacall prosseguiu aparecendo em filmes com espantosa regularidade, trabalhando até os quase 90 anos, nunca com o mesmo destaque dos filmes policiais e da comédia “Como Agarrar Um Milionário”, em que contracena com Marilyn Monroe, apesar de uma indicação ao Oscar em 1996. Em 2009 recebeu o prêmio pelo conjunto da obra. E é por ser o cinema uma arte, sobretudo, da imagem e da beleza, que Lauren Bacall prevalece.
Raphael Vidigal
Fotos: Divulgação e cena do filme “Uma Aventura Na Martinica”, respectivamente.
18 Comentários
Outra dama da tevê sai de cena.
Minha homenagem “torta” a LAUREN BACALL
“sodoma divinisada”, música de denise krammer letra de claudio villela.
https://www.youtube.com/watch?v=NY6B-PoEReo
Lauren Bacall… atriz!
Recordar faz bem!
R.I.P
Caprice (notas musicais)
Diva! E esse olhar de farol baixo, que ela mesmo confessou que adquiriu no inicio, pois sentia-se insegura diante da câmera, e baixava a cabeça (que tremia) comprimindo-a junto ao pescoço, para disfarçar. Acidentalmente, virou uma marca de sensualidade e mistério, que a própria foto que você postou pode confirmar.
maravilhoso!
Interessante!
belíssima mesmo!!!
Linda!!
Tenho muitas fotos de Lauren Bacall. Era do meu tempo de Cine Prolar em Rio Pomba MG
Alguém a frente de seu tempo… Aliás de todos os tempos! Grande diva, homenagem extrema.
Olá sempre leio seu blog. Textos sempre muito bons. Parabéns
Bom texto!
Ainda bem que vc escreveu, Raphael Vidigal. Ler essa matéria é um prazer!!
P. S. Carla Marinho, impossível não lembrar de vc, do seu amor por ela, pelo Cinema Clássico com essa matéria, escrita por um mineirinho MARA. Raphael Vidigal que faz o blog Esquina Musical……… Até rima rsss
Tá muito boa Rapha!!! obrigada, dizemos nós . 🙂
mas ela nunca fez pornochanchada em gente? rsss, mas vale homenagear esse mito , essa lenda.do cinema valeu Bacall, sentiremos falta desse olhar ardente e sensual, iguais aos seus nunca veremos mais.
… belo texto sobre Bacall…