“Só não é dele a tua tristeza, ó minha triste amiga!
Porque ele não a quer.” Manuel Bandeira
Roberto Carlos, Rei das românticas e da Jovem Guarda, volta a compor músicas novas. Espere aí, devagar com o andor que o santo é, esbarro… Talvez o plural dispense a realidade.
Novas? Sim, do ponto de vista conceitual, as músicas são novas, pois embaladas por ineditismo de palavras naquelas circunstâncias, título e notas. Mas se prestarmos atenção ao essencial, a estrutura é exatamente a mesma de repetíveis primaveras a cantada do Rei em “Esse Cara Sou Eu”, divulgada em larga escala através de “Salve, Jorge”, novela das nove da Rede Globo com autoria de Glória Perez.
No entanto, antes que se atirem as pedras ao santo sacrificado, a Madalena em plena praça tratada como escória, é possível dizer: Roberto Carlos volta a compor música nova.
“Furdúncio”, um funk melody também trabalhado para estrear na novela que tem Nanda Costa como protagonista (aquela que reviveu a cantora Dolores Duran em seriado), é tentativa não atrevida, mas original, de adentrar ritmos novos e vocábulos inutilizados no dicionário informal de Roberto Carlos.
Com essas duas composições, o autor de versos imperfuráveis diante do tempo como “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”, e “Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu coração”, reaparece com cajado em riste e abre o Mar Vermelho. Todos conhecem a história, o que não a faz menos espantosa.
Raphael Vidigal
6 Comentários
Raphael Vidigal…Mineirinho musical, passeia por todo cenário da música brasileira, com simplicidade, sem preconceitos mas com muita elegância, típico de quem sabe o que faz!!!!<3
tá delícia demais seu site, PH!
Viva o REI! …?…
¸¸.?¨¯` ? ??¸¸.?¨¯?? ? ¸¸.?¨¯` ? ??¸¸.?¨¯? ? !!!
Agradeço a todos que comentaram! Abraços!
ACOMPANHO OS TRABALHOS DO REI DESDE A DÉCADA DE 60(TENHO 63 ANOS)E GOSTEI (ESSE CARA SOU EU)MAS, CONTINUO CURTINDO AS +ANTIGAS.ROBERTO CARLOS O INIMITÁVEL.ABRAÇOS.