Esquina Musical completa, em 2022, dez anos dedicada à Cultura e à Arte

“Vim pelo caminho difícil,
a linha que nunca termina,
a linha bate na pedra,
a palavra quebra uma esquina,
mínima linha vazia,
a linha, uma vida inteira,
palavra, palavra minha.” Paulo Leminski

Foi em 2012, após se formar em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Minas, que Raphael Vidigal deu início a uma empreitada desafiadora e estimulante: a criação de um blog dedicado à cultura e à arte.

Assim nasceu, no dia 13 de fevereiro, a Esquina Musical, cuja postagem de estreia foi uma homenagem à cantora Elis Regina, tema de uma matéria visual criada pelo jornalista enquanto estudante do curso.

De lá pra cá, foram mais de 1.200 publicações, com a colaboração de jornalistas consagrados na agenda cultural de Minas Gerais e Belo Horizonte, como Patrícia Cassese, Daniel Barbosa, Thiago Prata, Camila de Ávila, dentre outros.

Também passaram, pelo portal, nomes importantes do cenário cultural do país, através de entrevistas realizadas com Marina Lima, Laerte, Arnaldo Antunes, Arrigo Barnabé, Gabriela Prioli, o chargista Aroeira, Rafael Portugal, Teuda Bara, Rogério Skylab, Elza Soares, Luiz Thunderbird, Leo Jaime, Zeca Baleiro, Fernanda Takai, Alcione, Marcelo Tas, Juca Kfouri, Sérgio Pererê, Maria Flor, Samuel Rosa, Lenine, Alceu Valença, Ziraldo, e inúmeros outros, totalizando mais de 200 entrevistas.

As críticas musicais, teatrais e cinematográficas também fizeram parte dessa longa e rica trajetória, com o acompanhamento de perto de peças estreadas na capital, shows que vieram para Belo Horizonte, lançamento de discos de novos e consagrados músicos e também de filmes – tanto os conhecidos como “arrasa-quarteirões” como independentes de países como Bulgária, Argentina e Egito, além de mostras dedicadas ao cinema.

Outra atratividade do blog que se tornou conhecida dos internautas foram as listas musicais, responsáveis pelos maiores acessos da plataforma. A número 1 desse ranking é a que seleciona 25 canções para uma palavra que só existe na língua portuguesa: a saudade. Atualmente ela contabiliza mais de 500 mil visitas, seguida de perto pelas listas com músicas sobre a ditadura militar, contra o racismo, sobre política no Brasil, a favor do meio ambiente, sobre cachorros e gatos, a favor do feminismo, dentre outras.

Para celebrar toda essa história que chega agora à sua primeira década, haverá uma postagem-surpresa no próximo dia 13 de fevereiro, exatamente quando a primeira postagem do blog foi ao ar. Que rufem os tambores, pois a cultura e a arte seguirão no calendário dos brasileiros no que depender da Esquina Musical.

Imagem: Mariana Rodrigues/Divulgação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]