“Enquanto teus lábios cantam
Canções feitas de luar,
Soluça cheio de mágoa
O teu misterioso olhar…” Florbela Espanca
Há raros casos de formigas que exercem o papel de cigarra. Nessa desordem, Ciro Monteiro se encaixa. O apelido no aumentativo (Formigão), veio em decorrência da criatividade do parceiro Eratóstenes Frazão. A razão permanece misteriosa em tempos recentes. O que nunca foi segredo para ninguém que entendesse do riscado, ou, em outras palavras, de samba, é que o primo de Cauby Peixoto (outro bom de apelido, “Professor”), sempre esbanjou talento rítmico para cantar as preciosidades feitas na época. Claro, auxiliado pela inseparável caixinha de fósforos a fim de marcar o compasso.
Entre os inúmeros estandartes que encontrou durante a carreira – ele mesmo viria a se tornar um deles – Ciro Monteiro esbarrou com gente do porte de Silvio Caldas, Luiz Barbosa, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis, Noel Rosa, e outros. Deu voz a composições de Lupicínio Rodrigues, Wilson Batista, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Geraldo Pereira, Pedro Caetano, só gente bem, inclusive detentora de respeito nas rodas mais concorridas de choro, samba e alegria.
Afinal de contas, o samba de Ciro Monteiro conta a dança da cigarra, o trabalho exaustivo da formiga, e a subida cansada, no entanto perseverante, daqueles em busca de um ideal: o do nosso herói foi presentear aos outros com o que de melhor possuía: a voz precisa, a melodia contagiante, o gosto para belas letras.
Raphael Vidigal
Lido na rádio Itatiaia por Acir Antão em 27/05/2012.
22 Comentários
top!
Parabéns!!!
boaaa!! Tinha um musical sobre ele no RJ. Muito bom. Eu nao o conhecia e virei fa =))
Meu caro professor Zanetti Vanderlei, Ciro Monteiro foi um dos favoritos de Vinicius de Morais. Aliás, só Pixiguinha teve maior admiração do Vinicius de Morais do que ele. Grande interprete de samba. Muito bom.
E a sua caixinha de fósforo!
Nossa que legal!
“amigo Ciro muito lhe admiro”
Gosto das suas postagens Raphael Vidigal!
GENIAL! PARABÉNS RAPHAEL. BOA LEMBRANÇA. ÓTIMO TRABALHO!
Grande renajuano, parabéns, Ciro!
Maravilhoso parabéns 😉
grande e esquecido ciro
Grade Ciro Monteiro! Parabens!!!
Maravilha.
Raphael Vidigal acabo de colocar o seu site nos meus favoritos. Excelente o que escreveu sobre o Ciro Monteiro, que viveu o auge da Era de Ouro do Rádio. Parabéns! Vou visitar constantemente seu site.
Que Prazer Raphael Vidigal!
gosto muito das musicas que ele deixou
Obaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Adoro os seus posts e o seu trabalho!!!
Salve Ciro Monteiro!
SALVE!
maravilha!
Muito bom! 😀
Muito legal o post! É sempre muito gostoso relembrar Ciro Monteiro e a inseparável caixinha de fósforos, dos bons tempos da mayrinque veiga, da rádio nacional, etc…..Parabéns!!!
Lembro do acompanhamento com a caixa de fósforos,rss
E a noção de ritmo, impressionante, foi inspiração prá muita gente.