A Canção Encantada do Peterpan de Alagoas

*por Raphael Vidigal

“Clair de lune, chiaro de luna, claro de luna…mas os franceses, os italianos e os espanhóis saberão mesmo o que seja o luar, que nós bebemos de um trago só?” Mario Quintana

José Fernandes de Paula ou José Borba, o popular Peterpan (21/01/1911 – 28/04/1983), seria mais popular se fosse diretamente associado às suas composições. Embora poucas tenham alcançado sucesso contínuo, algumas permeiam com certa insistência o imaginário musical brasileiro. Gravado por nomes como Aracy de Almeida, Quatro Ases e um Coringa e Nana Caymmi, o herói do Brasil com apelido herdado da eterna criança americana completaria em 2011 seu centenário, não fosse a morte vir lhe precipitar aos 72 anos. Não importa, para quem gosta de música e olha pro céu, o Peterpan de Alagoas continua criança.

“Se Você Se Importasse” (samba-canção, 1951) – Peterpan
“Fui muito bem criada, mas com rigidez. O maior castigo era não poder ir à praia, nem me importava com as surras de chicote”, assume Dóris Monteiro. Em 1951, a pequena Dóris estourou o seu primeiro sucesso, “Se Você Se Importasse”, de autoria de Peterpan. A música que lançou Dóris ao estrelato ficou cinco meses em primeiro lugar. Logo em seguida aparecia um convite até ali inesperado na carreira da garota. O cineasta Alex Viany telefonou para Almirante na TV Tupi e expressou o desejo de contar com Dóris Monteiro em seu próximo filme. “Participei de oito filmes e ganhei o prêmio de melhor atriz por ‘Agulha no Palheiro’”, relembra a intérprete.

“Olha pro Céu” (marcha junina, 1951) – Luiz Gonzaga e Peterpan
Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga lançou dois discos inteiramente dedicados a músicas juninas, tamanha sua identificação com a causa, ambos intitulados “Quadrilhas e Marchinhas Juninas”, o primeiro de 1965, e o volume II de 1979, que trazia ainda o epíteto “Vire Que Tem Forró”. Mas nenhuma música de sua autoria produziu tanto impacto quanto “Olha pro Céu”, parceria com José Borba, o Peterpan, lançada em 1951 e regravada por Elba Ramalho e Gilberto Gil, entre outros astros da nossa MPB. “Olha pro céu, meu amor/ Vê como ele está lindo/ Olha praquele balão multicor/ Como no céu vai sumindo”…

Sucessos: – Olha pro céu (com Luiz Gonzaga; marcha junina 1951)
– Se queres saber (samba-canção, 1947) – regravada por Nana Caymmi, 1977
– Se você se importasse (samba-canção, 1951) – lançada por Dóris Monteiro
– Marcha do caracol (com Afonso Teixeira, marcha 1951) – gravada pelo conjunto Quatro Ases e um Coringa

Peterpan-Se-Queres-Saber

Lido na rádio Itatiaia por Acir Antão em 23/01/2011.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

4 Comentários

  • Canção Encantada do Peterpan de Alagoas |sentindo falta da Esquina

    Resposta
  • PETERPAN – ZÉ FERNANDES – FABULOSO COMPOSITOR BRASILEIRO, pouco conhecido do povo de hoje, ouça A ÚLTIMA INSPIRAÇÃO, OLHA PRO CÉU
    MEU AMOR, SE QUERES SABER e outras e morra de saudades… POVO BRASILEIRO, POVO BRASILEIRO que bom, que bom…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]