A invenção de Baden Powell por Mauro Zockratto e Lucas Telles

“Na lua de pergaminho
Preciosa tocando segue
por um anfíbio caminho
de cristais e louros verdes.” García Lorca

Baden-Powell

Baden Powell é um dos mais inventivos e originais violonistas da música brasileira, não por acaso influenciou o iconoclasta Jards Macalé. Invenção e originalidade que já carregava no nome, obra do pai, o também violonista Lino de Aquino, numa homenagem ao fundador da atividade dos escoteiros. Agora ele recai sobre a voz de Mauro Zockratto e o violão de Lucas Telles, que não deixam barato.

Baden Powell foi também um compositor de mão cheia, com a qual além de tocar magistralmente as cordas, alcançava melodias e coração, a batida condutora do samba, jazz, da valsa, da umbanda e outras mais. Nessa trilha sinuosa e derradeira, digna de um escoteiro, Mauro e Lucas fogem da obviedade, e alardeiam para quem quiser ouvir pérolas como “Cidade Vazia”, “A Volta”, “Valha-me Deus”, “Violão Vadio”, e outras mais conhecidas, como a entusiasmante “Formosa”, “Apelo” e “Vou deitar e rolar”, em que os parceiros de Baden se revezam entre Lula Freire, Paulo César Pinheiro, Hermínio Bello de Carvalho e o poetinha Vinicius de Moraes.

Permanecem em todas as faixas a voz de Mauro Zockratto, o violão de Lucas Telles e as melodias de Baden Powell. A estes, como aos outros, não cabem os limites dos adjetivos. Apenas a constatação de que fazem deste libertário e liberal triângulo amoroso, celebrado no terreiro de Baden, um casamento santo.

Lucas-Telles-Mauro-Zockratto

Raphael Vidigal

Texto para o encarte do álbum.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]