Pery Ribeiro (Bossa Nova)

Morre aos 74 anos

Há os Filhos do Holocausto, Filhos da Ditadura, Filhos da Era Hippie. Milhares, milhões, centenas. Mas há também o Filho do casal mais talentoso e explosivo da música brasileira. Frutífero tanto em brigas via imprensa quanto em canções magníficas.

Este Filho, apenas um. Mais do que isso, foi o cantor que lançou a bela “Garota de Ipanema”, a passear com seu balançado na praia, a música nacional mais executada no mundo em todos os tempos, filha de pais esmerados e um tanto loucos: Tom Jobim e Vinicius de Moraes. O Maestro e o Poeta.

Além disto, esse Filho de que vos falo, único, arrebatador com suabossae romantismo aprumado, foi um dos salutares nomes da nossa música, que a exemplo de muitos, depois de certo período em merecida evidência, passou meio escondido ao olhar do público majoritário.

Pois agora volta, em sua partida, o Filho de Dalva e Herivelto. O cantor de alguns sucessos retumbantes (como “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, parcerias de Luiz Bonfá e Antônio Maria), cúmplice de Leny Andrade no trato com o jazz abrasileirado.

O singelo e simples, Pery Ribeiro, apenas um cantor brasileiro, e muito mais do que o Filho de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins (suas Duas Estrelas, ele mesmo disse), lançador da voz primeira de “Garota de Ipanema”, artista particular dos palcos da vida. Nada mais. Basta ouvi-lo. Desse ao “trabalho”, que certamente sairá recompensado. E mais leve.

Raphael Vidigal

Lido na Rádio Itatiaia por Acir Antão dia 26/02/2012.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Comentários pelo Facebook

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com