“Suas cobiças, seus desgostos, a experiência do prazer e suas ilusões ainda jovens, como ocorre com as flores com o adubo, a chuva, os ventos e o sol, haviam-na gradativamente desenvolvido, e ela desabrochava enfim na plenitude de sua natureza.” Gustave Flaubert
Sob uma luz mais baixa ele carrega flores e corteja a dama. Folhas se entregam ao chão pois é outono, no mesmo instante o vento sibila sob o mar que bate contra a areia na noite deserta e pressente o orvalho que irá molhar as flores na primavera. Tito Madi é um cavalheiro da canção que debaixo das poucas estrelas que pontilham um céu escuro e macio conforta-nos com sua dor. A chuva tenta em vão abafar a saudade lá fora enquanto Tito nos inebria com sua voz límpida e doce pontuada pelas notas de um piano ou regida por uma orquestra.
“A noite está tão fria, chove lá fora
E esta saudade enjoada não vai embora
Quisera compreender porque partiste
Quisera que soubesses como estou triste”
A voz morosa e graciosa de Tito Madi sinalizava, no final da década de 50, qual seria o canto e as melodias da próxima estação. A bossa nova, canção que simbolizaria um Brasil novo e moderno iria se utilizar das influências trazidas pela turma de Tito Madi, Dick Farney, Agostinho dos Santos, dentre outros. As harmonias sofisticadas que Tito usava em suas músicas carregavam consigo todo o requinte de um compositor que sempre primou pela delicadeza e vê no canto uma forma de cochichar ao ouvido da amada todo seu carinho e amor.
“E volte, por favor
Venha correndo
Que estarei para lhe dar
Carinho e muito amor”
Nas palavras de Tito Madi, sua obra e a de Dolores Duran funcionam como “elo de união da música brasileira entre as fases de Chico Alves e a bossa nova”. Caracterizado por ser um compositor cuidadoso e atento aos detalhes, Tito utiliza-se do recurso de repetir com melindro as mais bonitas palavras da canção para que elas fiquem sutilmente gravadas nos corações. Pode-se dizer que a voz e as composições de Tito Madi inspiram-se na leveza que o bater de asas de um passarinho, a jóia regada a ouro e o bilhete colocado em meio ao buquê de rosas da namorada trazem para o mundo. Tito Madi canta olhando nos olhos e compõe como se fizesse uma confissão singela de seus mais nobres sentimentos. Tendo recebido prêmios como “Disco de Ouro”, medalhas dos Diários Associados e da Revista do Rádio, Tito teve também seus maiores sucessos regravados em versões inglesas nos Estados Unidos. Porque Tito é o compositor que faz balançar os corações da zona norte à zona sul do Brasil. Inclusive fora dele.
“Balance os cabelos seus
Balance cai mas não cai
E se cair vai caindo caindo
Nos braços meus”
Raphael Vidigal
Lido na rádio Itatiaia por Acir Antão em 18/07/2010.
23 Comentários
Ficou mto bom, Rapha!
Nao conheço Tito Madi, mas eu senti vontade de conhecê-lo, saber como é esse cochicho de carinho e amor, só pelo o que vc escreveu sobre ele!
Boa noite compadre, compartilhado!
Obrigado.
Adoro seus textos. E o fato de ser tão jovem e interessado na nossa cultura e história musical contribui mais ainda para esta admiração. Vou compartilhar.
Grato pela info! Viva Tito Madi! Abs
Já compartilhei.Abraços. valeu!
Quando queriam transformar Clara Nunes numa espécie de Altemar Dutra de saias, isso nos anos de 1960, ela gravou muitos boleros, inclusive Clara gravaria Tito Madi em 1968.
Boa lembrança.
CHOVE LÁ FORA – TITO MADI
A minha preferida, sempre gostei demais, boa noite.
Fossa e Bossa. Grande Tito Madi de lindas interpretações…inesquecíveis !!!
adoro ele!
Oi Raphael, que legal..!! O aniversário dele foi dia 12, mas alguns lugares publicam como sendo dia 18..! Vou colocar a matéria, ficou linda.!! Um abração..!!
Andre
compartilhado, muito merecido, querido!! bjo!
Valendo!!!!!
Tito Madi! Um dos precursores da Bossa Nova ao lado de Dicky Farney e Jhonny Alf.
Valeu. Sempre é bom recordar de quem nos deu tanta emoção.
Vou compartilhar!Boa Tarde e bom final de semana pra você!Abraços!!
eu assisti um espetáculo com ele,e me lembro atá hoje de algumas músicas que ele cantou,sao lindas.
EU ACHEI MUITO LINDO DEMAIS
“A noite está tão fria / Chove lá fora / E essa saudade enjoada / Não vai embora / Queria compreender porque partiste / Queria que soubesses como estou triste”. Tito Madi
Fico maravilhada com a riqueza de nossa música… Tito Madi me acompanhou por muitos anos, com suas canções maravilhosas… valeu Raphael Vidigal.
Umas das mais belas vozes da nossa mpb!
Raphael , pena que nossa juventude não conhece os grandes valores de nossa música. Sua contribuição é maravilhosa!!
Incrível como veio num momento muito importante pra mim essa sua pesquisa!! Muito obrigado!
Grande intérprete! Da MPB, Tito Madi. Lembro-me de um show, na Churrascaria Tordilho, no Lago Sul