Tradição européia introduziu-se ao Brasil por meio da Corte Portuguesa
Em 1808, junto com a Corte Portuguesa, chegava ao Brasil um gênero musical que transformaria toda a história das composições românticas feitas no país: a valsa.
De caráter inicialmente apenas instrumental e executada por grandes orquestras, a valsa era dançada e apreciada pela nobreza nos luxuosos salões imperiais da época, tendo inclusive Dom Pedro I como um de seus compositores.
Dançada com os pares enlaçados, a valsa parece fazer deslizar o beijo preso pelos braços de dois namorados, executada sempre no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
Suspenso no ar, o beijo suspira com a elegância dos passos combinados por movimentos sutis e pelo olhar.
Como uma forma de se declarar o amor não declarado, a valsa notabiliza-se pelo desejo implícito presente na distância das bocas e na aproximação dos corpos.
Raphael Vidigal
Lido na Rádio Itatiaia por Acir Antão dia 25/04/2010.
Pinturas: “Woman With A Pearl Necklace In A Loge” de Mary Cassatt; e “Mauve”, de Giovanni Boldini.
4 Comentários
Amigo, estou com um problema, agora mesmo, reparei que tenho duas Esquina Musical no meu arquivo, em 13 de março e agora 29, exclui o 19 de março, e apagou tudo…se excluo um, somem tds, pq isso??? ñ aconteceu isso nunca comigo..grande abraço…
Amigo, a vontade de curtir essa esquina linda, é muito maior do que esse probleminha…vamos em frente…afinal, nesse nosso mundo virtual, as coisas fogem ao nosso controle, nada é exato aqui…vamos nos acostumar com alguma bagunça de quando em vez…grande abraço…
“Suspenso no ar, o beijo desliza com a elegância dos passos combinados por movimentos sutis e pelo olhar”
Vc descreve tudo com tanto amor, com tanta ternura… Admiro mto vc!
Obrigado aos que comentaram! Abraços