As ondas verdes do mar recebem uma oferenda, uma brisa clara, uma areia espessa. Colares, correntes, patuás e pulseiras presenciam uma espuma branca correndo entre braços abertos que se erguem graciosamente e com as mãos espalmadas, uma para cima e outra para baixo, cantam um salve aos orixás. A espuma branca que corre entre os braços colore o vestido da sereia de traços negros desfiados em sua boca vermelha, seus cabelos frondosos como os de uma árvore, seu canto mestiço e intenso.
Ela agita as mãos com leveza enquanto as linhas da capoeira passam por elas tecendo a barra rodada do vestido longo e os amuletos. O canto da sereia nos leva para o fundo do mar onde encontramos conchas, flores e estrelas. Mas não morremos lá. Porque as águas do mar da sereia são as águas salgadas do mar da Bahia que como um raio de luz dissipam-se nas avenidas do Rio e nos levam até as montanhas de Minas. Se vocês querem saber quem é a sereia, ela é a tal guerreira, de voz de brisa condensada, mar em oferenda, areia Clara.
“O mar serenou quando ela pisou
Na areia
Quem samba na beira do mar
É sereia”
Entrelaçando os braços e chamando as palmas enquanto o mar banha seu corpo e a purifica, a sereia Clara Nunes junta em seu canto a força do branco colonizador que conquistou o ar através do fogo, a ternura do negro africano que aqui chegou pelos mares da Bahia e a emoção do índio que já plantava nessas terras. Sua voz é um divino manto que cobre as jarras de barro, as matas, os milharais e as mãos de mulheres lavando roupa.
Mesmo quando ela está na areia é possível ver nos olhos da sereia duas gotas d’água, seu corpo veste uma espuma branca e na doçura de sua voz há o sal da Bahia, a bandeira azul e branca da sua Portela no Rio e as cachoeiras de Minas. Com as mãos para o céu e os pés no chão ela pisa no terreiro de sua fé e lança seu olhar sempre adiante, sua presença sempre à frente, sua expressão serena que conheceu as três raças e encantou o Brasil.
“Seu brilho parece
Um sol derramado
Um céu prateado,
Um mar de estrelas
Revela a leveza
De um povo sofrido
De rara beleza
Que vive cantando
Profunda grandeza”
Enquanto o coro do samba lhe monta um altar, a sereia do mar de Minas faz evocar a mata, o povo, a prata, o céu do sabiá e as forças da natureza. Clara Nunes acende velas, meche os chocalhos, leva fé para os corações que batucam samba e se banham em manjericão. Espalha alegria da Bahia a Minas, passando pela Portela. Rodando seu vestido longo e branco, Clara segue o ritmo da morena de Angola com sua voz brasileira de profissão esperança.
Uma voz que traz o ouro de Minas banhado pelo mar salgado da Bahia e acompanha um sorriso espontâneo coroado por flores e conchas que lhe enfeitam os cabelos. Um brilho mestiço que se encontra nos olhos, no sorriso e no canto místico de Clara Nunes. No folclore da sereia brasileira que iluminou as minas de ouro dos corações marejados.
Raphael Vidigal
Publicado no site oficial da cantora dia 23/08/2010.
Lido na Rádio Itatiaia por Acir Antão dia 14/08/2011 e 12/08/2012.
Lido na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, no programa de Adelzon Alves, por Soraya Alves, dia 24/07/2013.
25 Comentários
Belíssima homenagem, Raphael!
PARABÉNS!!!!
Raphael Vidigal ,
agradecemos pelo belo texto que enriqueceu o blog da Clara,
Seja sempre bem-vindo.
linda postagem! Uma homenagem mais do que merecida à nossa amada e eterna Sabiá. Chorei de emoção quando li.
Muito obrigado a todos pelos elogios! Fico muito feliz. Continuarei dedicando homenagens a grandes nomes da nossa música brasileira, como a inesquecível Clara Nunes!!!
Lindissimo…Pura poesia! Me emociono ao ler os seus textos. Você é um escritor de muito talento. Escreva sempre… e nos encante e emocione com a sua poesia. Parabéns!
Obrigado, Fatima! =)
Ela é da minha cidade….todo ano tem festival em homenagem a ela já vieram cantores como Zelia Duncan,14 bis,etc…e a velha guarda da portela vem todo ano….
Bacana demais, Ana!
nao tem nada igual, maravilhosa,enesquecivel,eterna etc………
Com certeza, Luciana. Abraços
Clara Nunes, jamais existirá outra igual.
gosto da clara nunes
=)
maravilhosa,inesquecivel, para sempre clara, iluminada
FUNDEI UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES EM 08 DE OUTUBRO DE 1991 COM O NOME DA NOSSA QUERIDA CANTORA CLARA NUNES…
O mar serenou quando ela pintou na areia , quem samba na beira do mar é sereia!
Adoro Clara Nunes
AMO SUAS MÚSICAS E ESSA INESQUECÍVEL CANTORA, A ETERNA CLARA NUNES!!!
Amo de paixão.
lindo parabens vou le no ar .
Eternamente uma grande Diva
Mal posso esperar para ler! Viva Clara Guerreira!
Muito bonito o texto ,fizemos nossa obrigação…
Parabéns!!
Parabens texto lindo em homenagem a gloriosa sabiá..