Zé Wilker: o imortal Vadinho

“Quero
Ser o riso e o dente.
Quero ser o dente
E a faca.
Quero ser a faca
E o corte.
Em
Um só beijo
Vermelho.” Tom Zé

Ze-Wilker

Dois dos personagens mais marcantes da carreira do ator José Wilker protagonizaram triângulos que se não eram exatamente amorosos são certamente cheios de humor. O papel título conseguido na novela “Roque Santeiro” e a interpretação de Vadinho na primeira versão cinematográfica de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” exploram o absurdo da existência com pouco ou nenhum grau de profundidade.

Era aí que Zé Wilker deitava e rolava. Pois de uma forma sisuda, elegante, contida, sempre aproveitava as brechas para explicitar o cinismo, desencanto e ironia com que assistia a vida. E assistia do lado de dentro do copo, com uma predileção pela maneira pop de caminhar sobre os trilhos da mídia de grande massa em elementos descombinados, espalhafatosos na cor dos óculos e dos sapatos, rindo do culto à afetação, aos maneirismos.

Uma identificação com o personagem de Vadinho a tal ponto que lhe permitiu tornar-se imortal, como o outro, despido de todas as roupas, deflagrando a ode ao prazer e ao amor. Zé Wilker não levava a sério a função do ator, respondia em entrevistas que construiu a carreira a meros acasos, intuindo que tudo era poesia e que a vida é susto. Com a consciência, clara, dos que sabem que o sério é nada, e o riso é tudo.

Ze-Wilker-Vadinho

Raphael Vidigal

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

5 Comentários

  • Informações inteligentes e interessantes eu divulgo com satisfação! Apareça. Abraço!

    Resposta
  • Tua página está uma maravilha,tem até o Criolo,que um supra suma do que de melhor surgiu nestes últimos anos.VC sabe do que escreve.Tem toda propiedade.Agora estarei de olho na Esquina.Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]