*por Raphael Vidigal Aroeira
“Andam nascendo os perfumes
na seda crespa dos cravos.” Cecília Meireles
Mineira de Manhuaçu, Zezé Gonzaga nasceu no dia 3 de setembro de 1926. Morreu no dia 23 de julho de 2008, aos 81 anos, no Rio de Janeiro. Filha e neta de músicos, ela começou a cantar aos 13 anos, quando se mudou para a cidade vizinha de Além-Paraíba e passou a apresentar-se no Rex Clube. Recebeu incentivo da família, que apoiava que seguisse a carreira de cantora lírica.
Começou a estudar canto com a professora Graziela de Salerno, que gostava muito de seu registro de soprano ligeiro, e além de canto, estudou piano e leitura musical. Iniciou sua carreira como caloura no programa de Ary Barroso, em 1942. Na ocasião, recebeu a nota máxima ao interpretar “Sempre No Meu Coração”, versão de Mário Mendes do sucesso de Ernesto Lecuona.
“Cochichando” (choro, 1944) – Pixinguinha, Braguinha e Alberto Ribeiro
Um trio de ouro da música brasileira se uniu para dar forma ao choro “Cochichando”, em 1944. Pixinguinha, Braguinha e Alberto Ribeiro. A música foi regravada em dueto por Eduardo Dussek e Zezé Gonzaga em 1997, no disco em homenagem ao centenário de nascimento do maestro Pixinguinha.
Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2021.