Relembre sucessos de Ado Benatti, autor de clássicos da música sertaneja

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Garçom amigo
Apague a luz da minha mesa
Eu não quero que ela note
Em mim tanta tristeza” Ado Benatti e Jeca Mineiro

Compositor e poeta, Ado Benatti nasceu em Taquaritinga, interior de São Paulo, no dia 23 de setembro de 1908, e morreu em Pirapora do Bom Jesus, dia 4 de novembro de 1962, aos 54 anos, após sofrer um infarto fulminante. A cidade onde morreu, aliás, garantiu a Ado Benatti um dos maiores sucessos da sua carreira: “Bom Jesus de Pirapora”, lançada por Serrinha com Caboclinho, em 1951.

Ado Benatti iniciou a carreira dedicando-se a emboladas em programas de calouros. Em 1939, estreou na Rádio Educadora Paulista com o Regional de Caxangá, que passou a interpretar suas poesias no rádio, posteriormente reunidas no livro “Musa Cabocla”.

Com o pseudônimo Zé do Mato, teve a moda de viola “Destino de Um Caboclo” lançada por Tonico & Tinoco na Continental. Suas composições sertanejas também foram gravadas por Inezita Barroso, Cascatinha & Inhana, Irmãos Divino, dentre outros. Ao longo da profícua carreira, compôs valsa, baião, catira, moda de viola e poesia.

“A Dama de Vermelho” (foxtrote, 1960) – Ado Benatti e Jeca Mineiro
Ado Benatti, compositor e poeta de Taquaritinga, e Jeca Mineiro, violeiro de Arceburgo, no interior das Minas Gerais, se uniram para criar, em 1960, o foxtrote “A Dama de Vermelho”.

Já na segunda gravação, na Chantecler, em 1963, a música teve o ritmo alterado para um bolero, e ganhou as vozes da dupla sertaneja formada por Paiozinho e Zé Tapera.

O sucesso foi imediato e permaneceu ao longo do tempo, angariando regravações de Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Bruno & Marrone, Leonardo e Eduardo Costa, o que a tornou cultuada por um público de uma nova geração. “Garçom olhe pelo espelho/ A dama de vermelho que vai se levantar”, anunciam os primeiros versos da letra.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2021.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]