Relembre grandes sucessos de Ronnie Von, “Príncipe” da Jovem Guarda

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa [Álvaro de Campos]

Ronaldo Nogueira, o Ronnie Von, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, onde completou o curso ginasial, atuou como ator e estudou literatura e pintura. Foi João Araújo, pai de Cazuza e diretor artístico da Philips, que lhe deu a primeira oportunidade de gravar um compacto, ao lado de Maritza Fabiani, Cláudio Faissal e dos Brazilian Bitles. Cantou nesse disco “Meu Bem”, a versão que fez de “Girl”, música de John Lennon e Paul McCartney.

Em outubro de 1966, começou a apresentar na TV Record um programa seu, “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, produzido por Solano Ribeiro, cujo título era alusivo a seu apelido, “Pequeno Príncipe”. Ainda em 1966, lançou pela Polydor o seu primeiro LP. No final do ano, recebeu o prêmio Roquete Pinto, como revelação do ano, e assinou contrato com a Agência de Publicidade Jovem Guarda, para o lançamento de produtos com o seu nome (camisetas, vestidos, vitrolas etc.).

“A Praça” (marcha, 1967) – Carlos Imperial
Ronnie Von gravou, em 1967, outro LP pela Polydor, no qual cantou, entre outras músicas, o grande sucesso “A Praça”, de Carlos Imperial, que se tornou emblema do programa “A Praça da Alegria”, depois rebatizado de “A Praça É Nossa”, comandada por Manuel de Nóbrega e, depois, seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, no SBT. “A mesma praça, o mesmo banco/ As mesmas flores, o mesmo jardim/ Tudo é igual, mas estou triste/ Por que não tenho você perto de mim”.

“Tranquei a Vida” (Jovem Guarda, 1976) – Ronnie Von e Tony Osanah
Ronnie Von gravou um novo LP pela Polydor, em 1968, com “Jardim da Infância”, de Nelson e Fábio Luís, e passou a lançar pelo menos um LP por ano, alcançando sucesso com músicas como “Cavaleiro de Aruanda” (de Tony Osanah), em 1972, e com “Deus Sul-americano”, em 1973. Ronnie excursionou por todo o Brasil e também pela América Latina e pelos Estados Unidos. Um de seus grandes sucessos foi “Tranquei a Vida”, parceria com Tony Osanah, lançada pela RCA em 1976.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]