*por Raphael Vidigal Aroeira
“Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa [Álvaro de Campos]
Ronaldo Nogueira, o Ronnie Von, nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, onde completou o curso ginasial, atuou como ator e estudou literatura e pintura. Foi João Araújo, pai de Cazuza e diretor artístico da Philips, que lhe deu a primeira oportunidade de gravar um compacto, ao lado de Maritza Fabiani, Cláudio Faissal e dos Brazilian Bitles. Cantou nesse disco “Meu Bem”, a versão que fez de “Girl”, música de John Lennon e Paul McCartney.
Em outubro de 1966, começou a apresentar na TV Record um programa seu, “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, produzido por Solano Ribeiro, cujo título era alusivo a seu apelido, “Pequeno Príncipe”. Ainda em 1966, lançou pela Polydor o seu primeiro LP. No final do ano, recebeu o prêmio Roquete Pinto, como revelação do ano, e assinou contrato com a Agência de Publicidade Jovem Guarda, para o lançamento de produtos com o seu nome (camisetas, vestidos, vitrolas etc.).
“A Praça” (marcha, 1967) – Carlos Imperial
Ronnie Von gravou, em 1967, outro LP pela Polydor, no qual cantou, entre outras músicas, o grande sucesso “A Praça”, de Carlos Imperial, que se tornou emblema do programa “A Praça da Alegria”, depois rebatizado de “A Praça É Nossa”, comandada por Manuel de Nóbrega e, depois, seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, no SBT. “A mesma praça, o mesmo banco/ As mesmas flores, o mesmo jardim/ Tudo é igual, mas estou triste/ Por que não tenho você perto de mim”.
“Tranquei a Vida” (Jovem Guarda, 1976) – Ronnie Von e Tony Osanah
Ronnie Von gravou um novo LP pela Polydor, em 1968, com “Jardim da Infância”, de Nelson e Fábio Luís, e passou a lançar pelo menos um LP por ano, alcançando sucesso com músicas como “Cavaleiro de Aruanda” (de Tony Osanah), em 1972, e com “Deus Sul-americano”, em 1973. Ronnie excursionou por todo o Brasil e também pela América Latina e pelos Estados Unidos. Um de seus grandes sucessos foi “Tranquei a Vida”, parceria com Tony Osanah, lançada pela RCA em 1976.
Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2022.