Leci Brandão foi a primeira cantora brasileira a se declarar homossexual

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Num serviço de alto-falante
No Morro do Pau da Bandeira
Quem avisa é o Zé do Caroço
Amanhã vai fazer alvoroço
Alertando a favela inteira” Leci Brandão

Leci Brandão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 1944. Cantora e compositora, ela iniciou a carreira na década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, sua escola de coração. Ela também atuou na novela “Xica da Silva”, da Manchete. Entre seus maiores sucessos, estão músicas como “Zé do Caroço”, “Só Quero Te Namorar”, “Fogueira de Uma Paixão” e “Negro Zumbi”.

Primeira cantora de destaque da música brasileira a se declarar homossexual publicamente, numa entrevista, em 1978, para o jornal “Lampião da Esquina”, dedicado ao público LGBTQIA+, a sambista Leci Brandão filiou-se ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) em 2010 e se elegeu deputada estadual por São Paulo, com mais de 85 mil votos. Em 2014, foi novamente eleita, assim como em 2018, para o cargo que ocupa ainda hoje pelo mesmo partido. Leci fez história ao se tornar a segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo.

“Zé do Caroço” (samba, 1985) – Leci Brandão
Leci Brandão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 1944. Cantora e compositora, ela iniciou a carreira na década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira, sua escola de coração. Ela também atuou na novela “Xica da Silva”, da Manchete. Entre seus maiores sucessos, estão músicas como “Zé do Caroço”, “Só Quero Te Namorar”, “Fogueira de Uma Paixão” e “Negro Zumbi”. Primeira cantora de destaque da música brasileira a se declarar homossexual publicamente, numa entrevista, em 1978, para o jornal “Lampião da Esquina”, dedicado ao público LGBTQIA+, a sambista Leci Brandão filiou-se ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) em 2010 e se elegeu deputada estadual por São Paulo, com mais de 85 mil votos.

“Anjos da Guarda” (samba, 1995) – Leci Brandão
Primeira cantora de destaque da música brasileira a se declarar homossexual publicamente, numa entrevista, em 1978, para o jornal “Lampião da Esquina”, dedicado ao público LGBTQIA+, a sambista Leci Brandão filiou-se ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) em 2010 e se elegeu deputada estadual por São Paulo, com mais de 85 mil votos. Em 2014, foi novamente eleita, assim como em 2018, para o cargo que ocupa ainda hoje pelo mesmo partido. Leci fez história ao se tornar a segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 1995, Leci lançou o belíssimo samba “Anjos da Guarda”, em defesa da educação e de todos os nossos professores. Um hino.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2021.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]