Elymar Santos passou infância em Minas e estourou com ‘Taras e Manias’

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Quando você vem com essa cara
De menina levada pensando besteira
Me dá um arrepio na pele
Dá água na boca de ficar com você” Carlos Colla e Marcos Valle

Elymar Santos nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1952. De infância humilde, foi criado entre o Morro do Alemão e a cidade de São Gonçalo do Sapucaí, no interior de Minas Gerais, onde sua mãe nasceu. Começou a carreira em programas de calouros de Chacrinha e Flávio Cavalcanti, onde passou a chamar atenção.

Em 1986, gravou o seu primeiro LP, em que registrava um show de sucessos no Canecão, com “Começaria Tudo Outra Vez”, “Se Eu Quiser Falar com Deus”, “Escrito nas Estrelas”, “Sangrando”, entre outras. Versátil, interpretou Che Guevara na ópera-rock “Evita”, e foi eleito o melhor ator. Associado à canção romântica, Elymar Santos emplacou hits como “Escancarando de Vez”, “Taras e Manias”, “Amor Proibido”, além de regravar “Poxa”, “Cidadão”, “Dona”, e homenagear Alcione.

“Um Favor” (samba-canção, 1972) – Lupicínio Rodrigues
Uma das músicas mais sensíveis de Lupicínio Rodrigues foi lançada em 1972, pelo cantor Jamelão, que se habituou a interpretar o repertório do compositor gaúcho. “Um Favor” chamou a atenção de artistas dos mais variados matizes, recebendo versões de Marisa Gata Mansa, Gal Costa, Jards Macalé, Elymar Santos, Áurea Martins, Edith Veiga, dentre outros, sempre com muito sucesso.

“Cidadão” (MPB, 1980) – Lúcio Barbosa
“Cidadão”, música de Lúcio Barbosa, foi gravada simultaneamente, em 1980, por Geraldo Nunes, Silvio Brito e Zé Geraldo, na versão que ficou mais famosa. Zé Ramalho também gravou esse clássico da música brasileira, que traz o relato do abismo social do Brasil, em que o construtor da obra sequer tem um lugar para morar. Luiz Gonzaga, Elymar Santos, Renato Teixeira, Sérgio Reis e Jackson Antunes também a reviveram, mantendo o seu poder de identificação.

“Meu Vício É Você” (romântica, 1987) – Carlos Colla e Chico Roque
Carlos Colla e Chico Roque compuseram em 1987 para Alcione uma canção derramada, romântica, bem ao estilo da cantora: “Meu Vício É Você”. A canção fez enorme sucesso e voltou a figurar em outros trabalhos da Marrom, além de ter sido regravada por Elymar Santos, outro cantor romântico associado à discografia de Carlos Colla. “Meu vício é você/ Meu cigarro é você…”, cantam.

“Taras e Manias” (balada, 1990) – Carlos Colla e Marcos Valle
“Bye, Bye, Tristeza” é um marco na carreira de Sandra de Sá, e foi lançada pela cantora em 1988. A música é fruto da parceria de Carlos Colla com Marcos Valle. Juntos, os dois também compuseram “Taras e Manias”, sucesso de Elymar Santos, que a lançou no LP “Missão Ato de Amor”, em 1990, e voltou a ela dois anos depois. Fátima Leão e Reginaldo Rossi a regravaram.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2021.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]