*por Raphael Vidigal Aroeira
“Cada canção conta uma história, cada canção representa um tempo, uma vida. Quantas vezes rompemos a barreira da realidade fria e nos perdemos nos versos de uma canção, cavalgando o dorso de uma melodia com momentos adormecidos na memória…”
Acir Benedito Antão nasceu no dia 23 de agosto de 1948, na Vila Nova Esperança, região Nordeste de Belo Horizonte. Radialista, locutor, cantor e jornalista, Acir Antão começou a trabalhar na rádio Itatiaia em 1965, aos 17 anos, no departamento esportivo. De lá pra cá, foi diretor de jornalismo, quando lançou o tradicional “Jornal da Itatiaia”, e se consagrou como um dos principais locutores da casa, com um programa semanal de variedades voltado para as donas de casa, e “A Hora do Coroa”, dedicado à música brasileira aos domingos.
Na TV Minas, Acir apresentou o programa “Minas: O Estado da Música”. Entre as coberturas de destaque que realizou para a rádio Itatiaia, notabilizam-se as visitas do Papa ao Brasil, o desastre do pavilhão de exposições na Gameleira, a campanha pelas Diretas Já, as viagens de Tancredo Neves pela Europa e pelas Américas, além de inúmeros carnavais.
No ramo musical, Acir também conduziu o “Minas ao Luar”, projeto de sucesso e prestígio que levou para espaços públicos do interior centenas de concertos de choro e seresta. Como cantor, gravou músicas como “Bela Belô”, do compositor Gervásio Horta, “Praça Vaz de Melo”, de Celso Garcia e Jair Alves, e “Adeus Lagoinha”, também de Gervásio, e participou do disco coletivo “Waldir Silva em Letra & Música”, quando deu voz ao choro “Quatro Cordas Que Choram”, com Lucinha Bosco, no ano de 2016.
Ainda nesta seara, gravou o álbum “60 Anos de Canção”, produzido por Gervásio Horta, e, em 2014, montou o espetáculo “Acir Antão canta Lupicínio Rodrigues”, em que faz um passeio pela obra do compositor gaúcho, conhecido como “o rei da dor de cotovelo”. Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte desde 2015, Acir também se apresenta em eventos públicos e privados, sendo sempre acompanhado pelo grupo Sarau Brasileiro, liderado pelo amigo Geraldinho Alvarenga.