Relembre sucessos de Genival Lacerda, ícone da canção de duplo sentido

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Quem não conhece Severina Xique-xique
Que botou uma butique para a vida melhorar?” Genival Lacerda e João Gonçalves

Genival Lacerda nasceu em Campina Grande, na Paraíba, no dia 5 de abril de 1931, e morreu em Recife, no dia 7 de janeiro de 2021, aos 89 anos, vítima da COVID-19. Ele começou a carreira em sua cidade natal, interpretando cocos e rojões, e, na década de 1950, rumou para Pernambuco, onde gravou os primeiros discos.

Incentivado por Jackson do Pandeiro, seu concunhado, rumou para o Rio de Janeiro, e foi lá que estourou com seu primeiro sucesso de dimensões nacionais: “Severina Xique-Xique”, parceria com João Gonçalves. Esse forró, de 1975, perpetuou o nome de Genival Lacerda na música popular brasileira, com seu estilo único e irreverente, cheio de malícias.

“Severina Xique-Xique” (forró, 1975) – Genival Lacerda e João Gonçalves
Genival Lacerda é um dos ícones da música de duplo sentido no Brasil. Natural de Campina Grande, na Paraíba, criou um estilo caricatural, pautado nas vestes espalhafatosas e na famosa dança ‘sensual’ em que põe a mão na barriga, influenciando nomes da região que também fizeram sucesso no Brasil, como Reginaldo Rossi e principalmente o cantor Falcão.

Em 1975, esse gênero musical que sempre esteve ligado às camadas mais populares, viu nascer o forró “Severina Xique-Xique”, de Genival e João Gonçalves. Com uma letra mais óbvia do que na época das marchinhas, mas ainda ambígua, não se precisa de muito para imaginar o que é a butique da protagonista… “E ele tá de olho/ É na butique dela…”. A música foi regravada pelo grupo mineiro Pato Fu.

“De Quem É Esse Jegue?” (forró, 1975) – Célio Roberto e Bráulio de Castro
No mesmo LP em que apresentou ao Brasil o megassucesso “Severina Xique-Xique”, intitulado “Aqui Tem Catimberê”, uma expressão nordestina que seria a correspondente ao famoso “borogodó”, Genival Lacerda também alcançou as rádios com outra canção de destaque, desta vez composta por Célio Roberto e Bráulio de Castro.

Apostando novamente no ritmo do forró e no duplo sentido de fácil assimilação, “De Quem É Esse Jegue?” tinha o nome de “Rock do Jegue”, mas acabou rebatizada pelo público, como em tantos casos da MPB. A música se tornou um dos maiores hits da carreira de Genival, e, em 2021, ganhou uma paródia do grupo Os Marcheiros, com participação especial de Marcos Frederico, para ironizar o presidente Jair Bolsonaro. Mais um escárnio!

“Radinho de Pilha” (forró, 1979) – Graça Góis e Namd
“Radinho de Pilha” recebeu as mais diversas abordagens e regravações, dentre elas, a do grupo de punk baiano Camisa de Vênus. Mas foi a versão de Genival Lacerda, lançada em 1979, no LP “Não Despreze Seu Coroa”, que a lançou ao estrelato. Esse forró, de Graça Góis e Namd, investe mais uma vez no duplo sentido, cheio de malícia, a especialidade de Genival. Já na gravadora Copacabana, o cantor experimentava o ápice da sua carreira fonográfica, com participações regulares em programas televisivos, principalmente os de Chacrinha.

Aliás, Marcelo Nova, líder do grupo Camisa de Vênus, compôs, com Raul Seixas, a música “Rock’n’roll”, lançada no disco “A Panela do Diabo” e que cita, em determinado trecho, a figura de Genival: Pois há muito percebi que/ Genival Lacerda tem a ver com Elvis e com Jerry Lee”, canta a dupla. Já em 2010, Genival cantou com Ivete Sangalo a música “O Chevette da Menina”, cuja protagonista também se chama Ivete.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]