De Jeca Mineiro a Gusttavo Lima: Relembre sucessos da música sertaneja

*por Raphael Vidigal Aroeira

“Garçom amigo
Apague a luz da minha mesa
Eu não quero que ela note
Em mim tanta tristeza” Ado Benatti e Jeca Mineiro

José Silva, um nome simples, comum, foi rebatizado musicalmente com um nome ainda mais simples e receptivo, que o tornou conhecido nacionalmente: Jeca Mineiro. Natural de Arceburgo, no interior das Minas Gerais, ele nasceu no dia 4 de setembro de 1913, e morreu no dia 26 de maio de 2003, aos 89 anos. Cantor, compositor e violeiro, ele cresceu no meio rural e, aos dez anos, começou a cantar e tocar cavaquinho nas festanças de sua cidade.

Na década de 1940, rumou para São Paulo, onde formou uma dupla caipira com Chico Carretel, apresentando-se na Rádio Cruzeiro do Sul. Entre 1949 e 1965, formou dupla com Mineirinha, gravando sucessos como “Mulher Ciumenta”. Jeca Mineiro parou de cantar em 1968, mas foi em 1982 que conheceu o seu maior sucesso, quando Almir Rogério regravou “Fuscão Preto”, que ele havia feito com Atílio Versuti em 1973, que fora lançada pela dupla Giovante e Mariel.

“A Dama de Vermelho” (foxtrote, 1960) – Ado Benatti e Jeca Mineiro
Ado Benatti, compositor e poeta de Taquaritinga, e Jeca Mineiro, violeiro de Arceburgo, no interior das Minas Gerais, se uniram para criar, em 1960, o foxtrote “A Dama de Vermelho”. Já na segunda gravação, na Chantecler, em 1963, a música teve o ritmo alterado para um bolero, e ganhou as vozes da dupla sertaneja formada por Paiozinho e Zé Tapera.

O sucesso foi imediato e permaneceu ao longo do tempo, angariando regravações de Reginaldo Rossi, Waldick Soriano, Bruno & Marrone, Leonardo e Eduardo Costa, o que a tornou cultuada por um público de uma nova geração. “Garçom olhe pelo espelho/ A dama de vermelho que vai se levantar”, anunciam os primeiros versos da letra.

Sertanejo universitário
Nivaldo Batista Lima, mais conhecido como Gusttavo Lima, nasceu em Presidente Olegário, no interior de Minas, no dia 3 de setembro de 1989. Cantor, compositor, produtor musical e empresário, Gusttavo Lima é hoje um dos principais representantes do chamado “sertanejo universitário” no Brasil, vertente que alia as raízes caipiras aos modos da vida urbana. A primeira canção de sucesso de Gusttavo Lima foi “Rosas, Versos e Vinhos”, lançada em 2009. Na sequência, “Balada” o tornou conhecido nacionalmente.

Encontros. Gusttavo Lima também realizou parcerias com outros cantores, como Bruno & Marrone, Daniel, Leonardo, Jads & Jadson e até o cearense Fagner. Em 2019, Gusttavo Lima gravou uma versão para o clássico “Estrada da Vida”, de 1977. No rol das versões, ele também registrou uma releitura para “Borbulhas de Amor”, sucesso na voz de Fagner que foi adaptado pelo poeta Ferreira Gullar, a partir da canção-original do dominicano Juan Luis Guerra. Há, na internet, uma entrevista impagável de Ferreira Gullar à repórter Dadá Coelho, em que ele explica, sem meias-palavras, do que se trata o peixe da canção.

Matéria publicada originalmente no portal da Rádio Itatiaia, em 2021.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]