De Roberto Carlos a Bruno & Marrone: Relembre sucessos de Carlos Colla

*por Raphael Vidigal Aroeira

“É o desejo que faz a inteligência funcionar. Ou, como diz a sabedoria popular, é a necessidade que faz o sapo pular…” Rubem Alves

Carlos Colla nasceu em Niterói, no dia 5 de agosto de 1944, e ficou conhecido como um dos compositores preferidos do Rei Roberto Carlos, além de compor versões para músicas estrangeiras que alcançaram enorme sucesso com José Augusto, Legião Urbana, João Paulo & Daniel, Luan & Vanessa. Sandra de Sá, Tim Maia e Alcione também gravaram suas canções. Com mais de duas mil músicas gravadas, ele morreu em 2023, aos 78 anos, vítima de pneumonia, deixando um legado de incontáveis sucessos.

“Falando Sério” (balada, 1977) – Carlos Colla e Maurício Duboc
Carlos Colla e Maurício Duboc criaram uma banda chamada O Grupo. Durante um show, eles conheceram Roberto Carlos e combinaram de fazer uma canção para o Rei. Começava ali, em 1971, a parceria que iria render inúmeros sucessos. Carlos Colla é, até hoje, um dos compositores preferidos e mais gravados por Roberto Carlos. Dentre inúmeros sucessos, destaca-se “Falando Sério”, de Colla e Maurício Duboc, lançada pelo Rei em 1977.

“Faz de Conta” (romântica, 1983) – versão de Carlos Colla
Filho de imigrantes italianos, Carlos Colla compôs, em 1983, uma versão para “L’italiano”, clássico do repertório de Toto Cutugno e Cristiano Minellono, que representa o orgulho patriótico. Na versão de Carlos Colla, a música ganhou contornos românticos e foi lançada por José Augusto, no LP “Vivências”. Mais tarde, ganhou as regravações de Eduardo Costa e de Gian & Giovani.

“Pede a Ela” (balada, 1985) – Carlos Colla e Ed Wilson
Compositores relacionados com a Jovem Guarda, Carlos Colla e Ed Wilson, um dos fundadores do grupo Renato e Seus Blue Caps, se uniram para compor um grande sucesso de Tim Maia: “Pede a Ela”, lançada em 1985. No mesmo ano, Tim interpretou a música em um dueto raro com Roberto Carlos, com quem tinha uma relação turbulenta, de amor e ódio, durante o especial de fim de ano do Rei exibido pela Rede Globo.

“Solidão” (balada, 1986) – Carlos Colla e Chico Roque
O primeiro sucesso de Carlos Colla e Chico Roque na voz poderosa de Sandra de Sá, apelidada por Cazuza de “Billie Holiday brasileira”, foi “Solidão”, lançada em 1986. “Solidão” nunca mais saiu do repertório de grandes sucessos de Sandra de Sá, e recebeu uma regravação da dupla Rose & César, sem o mesmo impacto da original. “Solidão, dá um tempo e vá saindo”, canta Sandra.

“Hoje a Noite Não Tem Luar” (balada, 1986) – versão de Carlos Colla
Em 1986, o grupo porto-riquenho Menudo era uma febre mundial e contava, entre seus integrantes, com o jovem Rick Martin. Um dos grandes sucessos do grupo foi “Hoje a Noite Não Tem Luar”, que recebeu uma versão de Carlos Colla e foi regravada pela Legião Urbana em 1992, para o Acústico MTV, com o grave poderoso de Renato Russo. Ela também foi regravada por Maria Gadú.

“Meu Vício É Você” (romântica, 1987) – Carlos Colla e Chico Roque
Carlos Colla e Chico Roque compuseram em 1987 para Alcione uma canção derramada, romântica, bem ao estilo da cantora: “Meu Vício É Você”. A canção fez enorme sucesso e voltou a figurar em outros trabalhos da Marrom, além de ter sido regravada por Elymar Santos, outro cantor romântico associado à discografia de Carlos Colla. “Meu vício é você/ Meu cigarro é você…”, cantam.

“Bye, Bye, Tristeza” (balada, 1988) – Carlos Colla e Marcos Valle
“Bye, Bye, Tristeza” é um marco na carreira de Sandra de Sá, e foi lançada pela cantora em 1988. A música é fruto da parceria de Carlos Colla com Marcos Valle. Juntos, os dois também compuseram “Taras e Manias”, sucesso de Elymar Santos. Consagrada com Sandra de Sá, “Bye, Bye, Tristeza” foi regravada por Thiaguinho, Edson & Hudson e Hebe Camargo.

“Na Hora do Adeus” (sertaneja, 1989) – Carlos Colla, Chico Roque e Matogrosso
Carlos Colla investiu novamente na música sertaneja ao compor, com Chico Roque e Matogrosso, “Na Hora do Adeus”. A música foi lançada em 1989 por Reginaldo Rossi, no LP “Momentos de Amor”, e recebeu uma regravação da dupla formada por Matogrosso & Mathias, em 1991. Desde então, nunca mais parou de fazer sucesso, tanto que recebeu regravações de Agnaldo Timóteo, César Menotti & Fabiano, Leonardo, Eduardo Costa, Gusttavo Lima e outros.

“Verdade Chinesa” (MPB, 1990) – Carlos Colla e Gilson
O disco “Aquarela Brasileira 3”, de Emílio Santiago, abria com “Verdade Chinesa”, composição de Gilson e Carlos Colla. Lançada em 1990, a música fez grande sucesso e se tornou figurinha carimbada do repertório de Emílio Santiago. Anos mais tarde, recebeu regravações do próprio Carlos Colla, no segundo LP de sua carreira, e também de Diogo Nogueira, Simony e Alcione.

“4 Semanas de Amor” (balada, 1990) – versão de Carlos Colla
Trinta anos depois de ter sido lançada, a música “Sealed with a Kiss”, de Peter Udell e Gary Geld, ganhou uma versão de Carlos Colla que fez enorme sucesso na novela “Gente Fina”, exibida em 1990 na Rede Globo. “4 Semanas de Amor” foi lançada pela dupla Luan e Vanessa, que também formava um casal. Atualmente, eles trabalham com música gospel e moram nos Estados Unidos, e gravaram, durante a quarentena de 2020, uma nova versão para “4 Semanas de Amor”. A música também foi regravada pela dupla As Marcianas.

“Estou Apaixonado” (sertaneja, 1996) – versão de Carlos Colla
“Estou Apaixonado” foi o grande sucesso do sétimo álbum lançado pela dupla formada por João Paulo & Daniel, em 1996. Puxado pelo sucesso, o álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o Disco de Diamante. “Estou Apaixonado” é uma versão de Carlos Colla para a música de Donato e Stefano, dupla latina que ficou conhecida no Brasil quando a canção original entrou para a trilha da novela “Explode Coração”, da Rede Globo, em 1995. “Estou Apaixonado” foi regrava por Michel Teló e pela cantora mexicana Thalía.

“Bijuteria” (balada, 2001) – Carlos Colla e Chico Roque
Já nos anos 2000, Carlos Colla voltou a frequentar as paradas de sucesso com outra balada de apelo romântico. “Bijuteria”, parceria com Chico Roque, foi lançada por Bruno & Marrone no DVD “Acústico Ao Vivo”, que rendeu à dupla sertaneja o seu primeiro Disco de Diamante pelas mais de um milhão de cópias vendidas. “Bijuteria” foi regravada por Christian & Ralf e Altemar Dutra Júnior.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email

Comentários pelo Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recebas as notícias da Esquina Musical direto no e-mail.

Preencha seu e-mail:

Publicidade

Quem sou eu


Raphael Vidigal

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como jornalista, letrista e escritor

Categorias

Já Curtiu ?

Siga no Instagram

Amor de morte entre duas vidas

Publicidade

[xyz-ips snippet="facecometarios"]