Cauby Peixoto veste as músicas que canta com a grandeza de sua voz. De pérolas, brilhantes e cristais. Tal qual um estilista da canção, ele recheia de jazz e suingue próprio os ritmos mais brasileiros. Cauby desenha palavras adornando o límpido de sua voz, que ele apresenta no palco sob cortina exuberante. A cortina é sua figura, sua presença tão sobressaída quanto o motivo dos gritos da platéia: a voz de um cantor da geração de ouro do rádio brasileiro que segue abrasadora em tempos indistintos.
Conceição (samba-canção, 1956) – Jair Amorim e Dunga
É impossível não ligar “Conceição” ao nome de Cauby Peixoto. Ela é resultado da inspiração de dois compositores para tratarem o tema e do poder que um intérprete pode exercer sobre a música. Se não é possível afirmar que todos sabem o nome dos autores Jair Amorim e Dunga, é provável apostar que Cauby tornou-se mais dono da canção que quem a germinou. Isso porque a verdadeira germinação popular deu-se quando ela atravessou sua voz extensa. Não à toa Cauby cantando “Conceição” tornou-se um verdadeiro espetáculo à parte. Com direito a todas as pompas que o cantor sempre adorou.
Bastidores (samba-canção, 1980) – Chico Buarque
Chico Buarque escreveu para Cauby Peixoto uma das pérolas mais elegantes de seu repertório. “Bastidores” visualiza o veludo da voz de Cauby quando ele retornava à mídia depois de um tempo afastado, em que seu estilo foi considerado ultrapassado. Em 1980 não apenas Chico, mas vários compositores da música brasileira que surgia como Caetano Veloso, Eduardo Dussek e Joanna dedicaram canções ao ídolo de gerações. “Bastidores” é o carro-chefe que transporta a espetacular voz de Cauby Peixoto com todas as suas jóias.
Raphael Vidigal
Lido na Rádio Itatiaia por Acir Antão dia 13/02/2011.
7 Comentários
Muito Vidi , sua carreira será brilhanta.Torço muito pelo seu sucesso.Beijos
Muito obrigado, Fernanda Maia! Beijos
Muito bacana Vidigal!!
Parabéns pelo site…abraços
Obrigado, Luiz Gustavo! Abraços.
Oi Raphael,
Maravilha das maravilas o seu site!
Você sabe o quanto sou sua fã e o
quanto torço por você e espero com
toda a ansiedade que publique um livro
que será o primeiro de muitos.
Parabéns por ser quem você é.
Beijos,
Maria Inês
Oi Raphael,
Parabéns pelo site que mostra bem
o seu valor.
Você sabe que sou sua fã e o quanto espero
ansiosamente que publique um livro, o
primeiro de uma série de muitos.
beijos,
Maria Inês
Muito obrigado, Maria Inês! Feliz pela torcida e me empenhando ao máximo em realizar bem minha parte. Grande beijo!